As mães que acabaram de dar à luz na Autarquia Hospital Municipal de Iepê agora já podem ir para casa mais tranquilas sobre a saúde dos seus bebês. A Secretaria Municipal de Saúde passou a oferecer, desde a última quinta-feira, 2 de setembro, para as mulheres internadas, o Teste da Orelhinha para seus recém-nascidos.
O exame de emissões otoacústicas ou Teste da Orelhinha, como é popularmente conhecido, é uma triagem neonatal auditiva capaz de detectar problemas de audição em recém-nascidos e proteger este, que é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento e comunicação.
De acordo com a fonoaudióloga Marília Palmieri, o exame é indolor e muito necessário. “O Teste da Orelhinha identifica um problema auditivo coclear congênito para que também ocorra o diagnóstico e intervenção precoce favorecendo o desenvolvimento da criança”, conta.
Simples e rápido, o exame pode ser realizado enquanto o bebê dorme, sem dor ou qualquer desconforto ao recém-nascido. O Teste da Orelhinha é realizado por meio da inserção de um minúsculo sensor dentro do canal auditivo, que emite um estímulo sonoro e mede seu retorno.
O Teste da Orelhinha também será feito de forma ambulatorial para as crianças de até 3 meses de idade.